1)TÍTULO DO PROJETO
Retrovisor RAB (Rearview Against Bikers - Retrovisor contra motoqueiros)
2)EQUIPE JECC
Caio Mitsuo Yamamoto - cm_yamamoto@hotmail.com
Carlos Augusto Pereira da Costa - carlos.apc_92@hotmail.com
Emerson Alves Batista - emersonejc@ig.com.br
Jhonathan Wilker Silva Paiva - pacocabh@hotmail.com
3)SITUAÇÃO-PROBLEMA
"A violência no trânsito entre motoristas e motoqueiros cresce a cada dia e agora não são só xingamentos. Sem paciência, motoqueiros chutam e quebram os retrovisores dos carros. Em São Paulo, só numa empresa são 400 consertos por mês. E na internet o que não falta são convites para estimular a violência." - G1
Baseado nessa reportagem, o grupo JECC escolheu a situação-problema, que consiste no fato de inúmeros retrovisores serem quebrados diariamente no transito das grandes cidades devido á imprudência dos motoqueiros. O custo para reposição é alto e a atitude já movimenta negócios.
"O concerto de retrovisores virou negócio para as empresas de seguro. Numa das maiores de São Paulo, são 400 pedidos de reparos em retrovisores por mês. Uma oficina chega a consertar dois por dia."
O grupo acredita que esse problema comum em São Paulo tende a se espalhar por outras capitais do Brasil, inclusive BH, já que cresce cada vez mais a frota brasileira de motos, aumentando ainda mais a violência no trânsito entre motoristas e motoqueiros.
"Frota de motos supera a de carros em metade do país" - Folha.com
"Frota de motos cresce três vezes mais do que a de carros em BH" - ABETRAN
4)OBJETIVOS DO PROJETO
Pensando em resolver o problema o grupo planeja construir um retrovisor que suporte o impacto causado pelos chutes dos motoqueiros e assim impedir a quebra desse visando à economia gerada ao motorista, já que não será necessária uma reposição do retrovisor.